
Celso Laetano
Uma frondosa mangueira marca a entrada e dá nome a este sofisticado refúgio, em Piracicaba-SP, desenvolvido por Celso Laetano para proporcionar aos moradores sensações de bem-estar e conforto.
Envolto pela mata nativa preservada, o projeto com 432 m², estrategicamente posicionados ao centro do lote, traz conceitos da arquitetura biofílica, como os grandes panos de vidro cruzados propositalmente para que a transparência faça a natureza invadir o interior da residência.
Dividida em dois pisos, a edificação tem o primeiro andar reservado à ala íntima, com as suítes e um jardim suspenso central. No térreo, os ambientes sociais são harmoniosamente integrados à varanda e ao solário por meio de vãos livres e pisos sem desníveis. No design de interiores, a mescla de mobiliário contemporâneo e objetos vintage segue a linha elegante despojada, com peças como o espelho do ano 1920 e o painel de polígonos de Tadeu Rodrigues que pontua o pé-direito da sala. Interagindo com essa linguagem, as poltronas Barcelona, a chaise Mies van der Rohe, a mesa Saarinen e as cadeiras Bertoia de Charles Eames.









Celso Laetano
Celso Laetano Arquitetura
Casa Mangueira | Piracicaba-SP
Projeto arquitetônico e de interiores Celso Laetano
Projeto paisagístico Maria Paula Orlando e Paula Varga
Ano de conclusão 2013
Área construída 432 m²
Fotos da obra Favaro Jr.
Foto pessoal Acervo pessoal
